No Brasil, a luta contra a corrupção ganhou destaque nos últimos anos, o que, para o advogado Bruno Burilli Santos, acabou resultando em mudanças importantes na legislação e nas práticas de combate a esse crime. Se tornando essencial que os advogados e outros profissionais da justiça compreendam todos os aspectos relacionados a essas mudanças e possam atuar de maneira efetiva contra a corrupção. Continue lendo esse artigo até o final para descobrir mais sobre esse assunto!
Principais aspectos da legislação de combate à corrupção no Brasil
De acordo com o Dr. Bruno Burilli, na legislação brasileira que visa combater a corrupção abrange diversas outras leis que tem como principal objetivo prevenir os atos corruptos e conseguir identificá-los e puni-los segundo as determinações da justiça. Dessa maneira, é muito importante que os advogados busquem conhecer melhor sobre essas leis, como Lei Anticorrupção ou a Lei de Improbidade Administrativa, para atuar contra a corrupção.
Como você pode perceber, todos esses mecanismos da legislação visam criar um ambiente mais ético e transparente nas instituições, incentivando a adoção de boas práticas e a responsabilização dos profissionais e demais pessoas que se envolverem com atos corruptos na sociedade.
Corrupção no meio empresarial
Atualmente, até mesmo as empresas privadas são altamente responsabilizadas por suas ações corruptas. Nesses casos, de acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, cada vez mais empresas têm adotado medidas de compliance empresarial, que se caracteriza como uma série de ações que são voltadas para a aplicação de políticas conforme as determinações da lei. Assim, as empresas se protegem de atos de corrupção.
Principais desafios na área
Apesar dos avanços na legislação anticorrupção, ainda existem desafios a serem enfrentados pelos advogados que atuam na área. Segundo o advogado Bruno Burilli, grande parte desses desafios se relacionam com a falta de suporte jurídico e de recursos que podem ser utilizados na área.
Além disso, há uma série de questões relacionadas à falta de conscientização de toda a sociedade em relação a questões éticas e a importância do combate à corrupção para a melhora e desenvolvimento de todos os setores do país. Assim, para o Dr. Bruno Burilli, ainda há muitos passos a serem dados nesse setor do direito.
Papel dos advogados no combate à corrupção
Por fim, é muito importante entender melhor sobre qual o papel dos advogados em relação ao combate à corrupção. Afinal, são esses os profissionais que fazem a mediação entre o sistema e as pessoas e instituições. Segundo o Dr. Bruno Burilli, faz parte das obrigações de todo advogado promover uma sociedade justa através da identificação e aplicação da lei em atos corruptos de todos os níveis.