Dado o grande déficit social em nosso país, urge a necessidade de projetos e trabalhos sociais que atuem a fim de atenuar esses problemas. Marcelo Madureira Montroni, apoiador de diversos projetos sociais, comenta que a Central Única das Favelas atua nas favelas e comunidades de todo o país. Então, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura para saber mais sobre esse projeto inspirador!
A CUFA, Central Única das Favelas, como citamos anteriormente, é uma organização não governamental, reconhecida nacional e internacionalmente pela sua atuação nos âmbitos políticos, sociais, esportivos e culturais. De acordo com o apoiador do projeto, Marcelo Madureira Montroni, a CUFA existe há 20 anos e foi criada através da união de jovens de diferentes favelas, a fim de encontrarem espaço para expressarem suas atitudes, questionamentos e suas ambições de vida.
Fundada pelo rapper MV Bill, a CUFA promove atividades na área de lazer, educação, esportes, cultura e cidadania como, por exemplo, oficinas de grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura e diversos outros projetos que fazem intersecção com os mais variados temas. Para o apoiador de projetos sociais, Marcelo Madureira Montroni, é de suma importância o incentivo promovido pela CUFA, pois o projeto ainda promove, produz e distribui a cultura hip hop, a fim de salvar milhares de jovens da violência diária.
Ainda dentro da CUFA, existem projetos específicos que focam em diferentes áreas. Confira alguns deles:
- LIIBRA
A LIIBRA é a Liga Internacional de Basquete de Rua. A Liga é conhecida nacionalmente por reunir esporte, cultura e movimento social em um só evento. Apesar de ter alguns pontos em comum com o basquete tradicional, a LIIBRA possui suas próprias regras, sendo a principal delas o acontecimento do evento em locais não convencionais, como o próprio nome sugere.
Para o apoiador de projetos sociais, Marcelo Madureira Montroni, o incentivo ao esporte é capaz de mudar a vida de milhares de jovens do Brasil, por esse motivo, chama a atenção para o trabalho desenvolvido pela CUFA.
- Torneio Futebol Arte
O apoiador de projetos sociais, Marcelo Madureira Montroni não tem dúvidas da importância do futebol na vida dos mais diferentes brasileiros e brasileiras. Durante a Copa do Mundo FIFA 2014, a CUFA promoveu o Torneio Futebol Arte, que ganhou o apelido de “Copa do Mundo das Favelas”. O torneio contou com a participação de 32 equipes de comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, tendo como vencedor a comunidade da Cidade de Deus, tanto no torneio feminino, quanto no torneio masculino.
- CineCufa e RPB Festival
Nós sabemos que a cultura é um fator importante para a formação de cidadãos, sendo assim, o apoiador de projetos sociais Marcelo Madureira Montroni destaca os projetos CineCufa e RPB Festival. O objetivo do CineCufa, festival internacional, é promover e difundir as produções de cineastas de favelas do mundo inteiro. Já o RPB Festival tem como objetivo descobrir, promover e divulgar os novos talentos da cena do rap, de diferentes estados do país.
Para o apoiador de projetos sociais Marcelo Madureira Montroni, organizações como a CUFA são de suma importância para criarmos um futuro mais harmônico, menos violento e com mais qualidade de vida, a fim de termos jovens e adolescentes que possam exercer sua cidadania de forma plena e em segurança. Por isso, ele te convida para, assim como ele, ser um apoiador de causas e projetos sociais, ajudando a construir um Brasil melhor para todos.